quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Apresentação do Projeto



INTRODUÇÃO


Este projeto não é recente, na verdade, ele surgiu há cerca de quatro anos como uma proposta de trabalho dirigido, extracurricular, na tentativa de reverter o quadro de uma determinada turma da antiga 5ª série, Turma 505, em razão do baixo rendimento escolar, da participação deficiente dos alunos durante as aulas, do comportamento indisciplinar dos mesmos, das relações interpessoais difíceis e conflitantes (aluno x aluno; aluno x professor), da baixa auto-estima generalizada, entre outros aspectos verificados entre os discentes da referida turma.


Tais comportamentos, indiscutivelmente, influenciaram e influenciam, de forma negativa, não só o aluno em si, mas todo o corpo discente envolvido, comprometendo o processo de ensino-aprendizagem.

Contudo, por questões inerentes ao cumprimento da grade curricular, o projeto foi suspenso, mas indubitavelmente os resultados obtidos – em curto prazo – já indicavam pequenas mudanças nos diversos aspectos inter-relacionados.


Sendo assim e, tomando por base não só o fato de a música ser uma ferramenta auxiliar muito empregada nas práticas docentes para efeito de análise e discussão de temas conexos ou não à grade curricular, mas também como um elemento integrador e socializador de grande efeito, a proposta deste projeto não se colocará somente ao alcance dos alunos de uma turma específica, porém basear-se-á em um trabalho mais abrangente e independente, visando alcançar a todos aqueles que se interessam e/ou gostam de música.Indiscutivelmente, a música é capaz de transformar a escola em um espaço mais agradável e alegre, não só para os alunos como para os docentes e outros profissionais.

Sendo assim, é bastante perceptível que o emprego de música nas práticas docentes vem sendo desenvolvido sob diferentes finalidades e objetivos, podendo estar voltada estritamente para fins de recreação ou de sensibilização, para trabalhar datas festivas (Páscoa, Dia das Mães, Natal etc.) ou temas pertinentes às questões políticas, sociais e ambientais.

Há também quem utiliza a música para atividades voltadas para composição de paródias ou para gravar fórmulas matemáticas, de química ou conteúdos de outras disciplinas.

Mas, de uma maneira geral, nos anos iniciais do 1º e 2º Ciclo de Formação se observa mais o emprego da música para fins de recreação, sensibilização e voltada para trabalhar datas festivas.

No 3º Ciclo, no entanto, é comum a música ser introduzida como atividade dirigida, principalmente nas disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia, para trabalhar letras cujo enfoque seja de caráter político, social e ambiental, exigindo a análise e interpretação mais profunda e crítica do seu contexto.

Nas aulas de Línguas Estrangeiras, a música também é utilizada como ferramenta na proposta pedagógica, oferecendo a letra e a tradução.

Além destes aspectos ligados ao uso da música no processo educativo, devemos enfatizar a importância desta como um elemento de grande poder de socialização e integração do aluno, capaz de proporcionar, também, o desenvolvimento da criatividade, da concentração, como outros aspectos relacionados.

Este projeto teve início no ano passado, sob o título de “Cantando para Não Dançar”. Este ano, espero conseguir os mesmos resultados positivos, obtidos em 2007, e, quem sabe, ir além destes...

Em nossa escola, E.M. Dilermando Cruz, é comum a prática da Música no Recreio, atividade inerente a muitos projetos desenvolvidos em outras Unidades Escolares, porém esta não se encontra fundamentada em um projeto específico.

A experiência que temos veio a atender, exclusivamente, uma reivindicação dos alunos, imprimindo ao recreio um momento mais agradável e de maior descontração.

Quanto aos objetivos principais desta proposta de projeto devo ressaltar, no entanto, que os mesmos não se baseiam na introdução de uma Educação Musical no sentido trabalhar com partituras, estudar acerca dos instrumentos, de aprender a tocá-los ou de confeccionar alguns modelos, entre outros aspectos ligados à disciplina em si.

O objetivo principal é aplicar a mesma metodologia que já vem sendo usada, em sala de aula, com o emprego da música para refletir temas pertinentes à grade curricular ou não, para fins de análise, reflexão e discussão, bem como no sentido de sensibilização.

Algumas noções de respiração serão dadas em virtude da importância desta não só para o uso da música como para a saúde, em geral.Inicialmente, o projeto estará voltado para atender os alunos do 2º Segmento do Ensino Fundamental, ou seja, para os alunos do 6º ao 9º ano do Ciclo.

No entanto, esta proposta de projeto não se encerra nestas práticas, uma vez que o mesma manter-se-á aberta a possibilidades de integração de outros professores e/ou pessoas da comunidade, profissionais ou não, que possam oferecer subsídios à expansão do mesmo, enriquecendo-o e/ou diversificando-o, no sentido de aperfeiçoar e aprimorar o conhecimento e a atuação dos alunos participantes.

Enriquecimento ou diversificação que podem se apresentar sob a forma de aprimoramento técnico-vocal; no conhecimento e leitura de partituras; na pesquisa e estudo de diferentes instrumentos; no desenvolvimento da habilidade de tocar ou confeccionar instrumentos musicais simples, na formação de coral, entre outros.

Assim como, também, em termos de ampliação do grupo com o envolvimento de alunos de faixas etárias menores.Futuramente, uma das metas do projeto, quer seja de forma integrada quer seja sob a forma de subprojeto, é agregar a expressão corporal através da dança, estabelecendo a relação entre a música e o movimento, ou seja, entre a música e a coreografia.


OBJETIVOS GERAIS

- Promover e difundir a importância da música como ferramenta no processo educativo;

- Desenvolver uma prática extracurricular, sob a modalidade textual, à partir da contextualização da música com a sua significância real;

- Estimular o raciocínio e a análise crítica do aluno acerca dos problemas sócio-econômicos, políticos e ambientais explícitos e/ou implícitos na letra da música;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Fortalecer o trabalho coletivo, que possibilite uma maior interação entre eles e o sentimento de equipe;

- Promover a criação de uma mentalidade embasada em valores morais, éticos, políticos, afetivos, religiosos, entre outros, através de mecanismos formais e não-formais de educação com a inserção da música;

- Promover o exercício constante da sensibilização do aluno, por intermédio da música, capaz de subsidiar mudanças positivas em suas atitudes comportamentais perante a si mesmo e a coletividade;

- Promover a conscientização da importância do respeito e da cooperação como forma de cidadania;

- Oportunizar aperfeiçoamento e o desenvolvimento das potencialidades do aluno na prática e domínio da expressão musical;

- Proporcionar uma prática extracurricular que estimule a experiência e o acesso a diferentes ritmos musicais;

- Promover o uso de diferentes TICs (Tecnologias de Informação e de Comunicação) e, em especial, o computador, a Internet e o Blog como instrumentos de estudo, de pesquisa e de interação;

- Oportunizar, a todos os alunos, a criação de um Blog como ferramenta para os registros das atividades, reflexões e pesquisa individuais;

- Estimular e incentivar a criatividade e a habilidade artística do aluno através de trabalhos práticos, expositivos;

- Promover a ampliação do vocabulário.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Como a presente proposta de projeto tem como base o emprego de música como ferramenta na Educação, os procedimentos metodológicos a serem adotados perpassarão tanto no nível de audição, canto e contextualização da letra da música como também no nível de confecção de material para exposição, pesquisa na Internet e criação de um Blog.

Sendo assim, no Auditório da escola serão desenvolvidas as seguintes atividades dirigidas:

- Exercício de respiração;

- Leitura e comentários reflexivos acerca da mensagem de abertura;

- Audição e canto de músicas pré-selecionadas;

- Análise e reflexão crítica da letra das músicas pré-selecionadas;

- Discussões em grupo, contextualizando a letra da música de acordo com a sua significância real e a análise dos alunos (discussão mediada pelo professor);

- Confecção de material expositivo acerca da música trabalhada;

- Realização de atividades dirigidas, interpretativas, acerca da letra da música;


No Laboratório de Informática deverão ser desenvolvidas:

- Pesquisa na Internet acerca do gênero da música, a biografia do cantor e/ou compositor etc;

- Pesquisa e estudo de textos correlatos ao tema abordado;

- Criação de Blog (individual) como ferramenta para os registros das atividades e pesquisa.


PROJETO: CANTO O QUE NÃO SILENCIA



. RESUMO: Atividade extracurricular através do emprego de música (musicalização) e sua interpretação, contextualizando-a com os aspectos sócio-econômicos, políticos e ambientais da sociedade moderna.


. OBJETIVO PRINCIPAL: Desenvolver uma prática extracurricular através da musicalização e contextualização da mesma acerca dos problemas sócio-econômicos, políticos e ambientais expressos de forma direta e/ou indireta na música;


. ALUNOS ENVOLVIDOS: alunos do 3º Ciclo e do último ano do 2º Ciclo (com previsão de ampliar para os anos iniciais);


. PROFESSORA-RESPONSÁVEL: Profª Marli Vieira de Oliveira - Prof. I – Geografia – Matrícula nº 200 632-8;


. RECURSOS HUMANOS: Aberto aos Professores de Educação Musical, Língua Portuguesa ou de qualquer área de conhecimentos; membros da comunidade interna e/ou externa;


. TICs A SEREM UTILIZADAS: Aparelho de som com CD; Aparelho de TV, aparelho de DVD, Computador, Internet, máquina fotográfica e filmadora;


. MATERIAL DE CONSUMO: cd, disquetes, cadernos, folhas de papel ofício ou A4, lápis preto, caneta preta ou azul, xérox das letras das músicas e das atividades a serem trabalhados, lápis de cor, caneta hidrocor, crachás e fitas para filmagens;


. DIAS DE EXECUÇÃO DO PROJETO:

. Auditório: Semanalmente, às quinta-feiras, a começar no dia 04 de setembro de 2008, no horário das 13:00 às 14:30h;

. Laboratório de Informática: Quinzenalmente, a contar a partir do dia 09 de setembro;


. AVALIAÇÃO: A avaliação dos alunos terá por base à participação dos alunos durante o desenvolvimento das atividades e sua interação com o grupo, além da análise de sua auto-avaliação e a criação de um clipe em PPS e/ou Movie Maker, a serem realizados no final do ano.


OBSERVAÇÃO: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e os materiais de consumo, bem como a disponibilização de um espaço fixo, uma vez por semana, com carga horária de 150 minutos/aula, são de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades propostas, sem os quais não será possível atingir os objetivos e as metas almejados.