quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Primeiro Encontro


Grupo de alunos, reunidos em círculo, no Auditório
Imagem do meu acervo particular



O Projeto Canto o quê não Silencia teve início, hoje, às 13 horas, no Auditório da Escola Municipal Dilermando Cruz. E, tal como foi no ano passado, a minha expectativa era grande, afinal foram 33 alunos inscritos.

Alguns, devido a grande distância entre a escola e a casa, acharam melhor permanecer na Unidade Escolar, após o término do Primeiro Turno. A minha preocupação era com o almoço, mas todos haviam merendado, no horário do recreio, muitos estavam com lanche extra e, depois, merendaram após o término do nosso Encontro, às 14:30 h.

Os alunos foram conduzidos até o Auditório, onde organizamos as carteiras em círculo. Após um período de tolerância de 10 minutos, o número de alunos presentes totalizavam 28 (vinte e oito) discentes. Duas alunas já haviam me avisado que não poderiam comparecer neste primeiro Encontro, pois tinham consulta médica marcada e quatro faltaram sem justificativa, pelo menos, até hoje.

No primeiro momento, falei sobre o projeto, como a sua idéia foi concebida e em quais circunstâncias (trabaho efetivo na Turma 505, como cito na postagem anterior). Todos, inclusive eu, nos apresentamos ao grupo, dizendo o nome, idade, turma e o quê mais gosta de fazer.

Neste tipo de atividade é comum observarmos aqueles que são mais extrovertidos e introvertidos no grupo. Predominou - entre o quê mais gosta de fazer - o uso do computador (conectado ou não à Internet).

Depois, foi entregue e preenchida por cada um, uma ficha de Dados Individuais:

______________________________________________________________________

CANTO O QUE NÃO SILENCIA - FICHA INDIVIDUAL (Nº. ____)


Nome: ________________________________________________ Turma: ______
Data de Nascimento: ____/____/_____ Telefone (s) para contato: _____________
Endereço eletrônico: ____________________________________________
Religião: _______________________

1. Você soube da existência deste projeto através:

( ) da professora Marli Vieira ( ) de colegas da escola

( ) de um(a) outro (a) professor (a) ( ) do cartaz

( ) Outros. Cite-0 __________________


2. Você sabe, realmente, quais são os objetivos do Projeto “Canto o que não Silencia”? Quais são eles?


3. O que você espera alcançar participando do referido projeto?


4. Quais os gêneros de música que você mais gosta?


5. Cite de acordo com a sua preferência nacional (um nome só):

. Cantor: _____________________________ . Cantora: ____________________

. Banda Nacional: ________________________ .

6. Você tem computador em casa? ( ) SIM ( ) NÃO


7. No caso de resposta negativa, na pergunta anterior, você tem facilidade em utilizar o PC:

( ) NÃO ( ) LAN HOUSE ( ) CURSO ( ) CASA DE TERCEIROS


8. Ele está conectado à Internet? ( ) SIM ( ) NÃO


9. Em caso positivo, a sua Internet é: ( ) DISCADA ( ) BANDA LARGA


10. Quantas vezes, por semana, você acessa a Internet? _________________


11. Você tem o hábito de cantar? ( ) SIM ( ) NÃO


11. Reflita e escreva, com suas palavras, o que o título do Projeto “Canto o que não Silencia” lhe sugere.




___________________________________________________

Assinatura do (a) Aluno (a)

____________________________________________________________________
Observei o grande interesse demonstrado, por alguns alunos, por bandas ou grupos estrangeiros, pois estes queriam citar na questão 5.

Após o recolhimento das Fichas Individuais, cada aluno recebeu uma folha com diversas instruções. Pedi silêncio e nada de comentários entre eles, pois a dinâmica exigia isso.

Esta dinâmica, em geral, aplico nos anos finais do Terceiro Ciclo, devido aos concursos para o Ensino Médio (Escolas Técnicas, Colégio Militar, Pedro II etc.), pois esta versa sobre a importância da atenção, da leitura prévia, da paciência... É claro que a original foi adaptada, um pouco, de acordo com a minha disciplina (Geografia).

E, como era de se esperar, a maioria não teve a atenção devida. Surpreendi-me por uma aluna do sexto ano (antiga quinta série) por ter - a mesma - realizado a leitura, tal como as instruções pediam.

A dinâmica foi a seguinte (corrigida algumas falhas, que expliquei na hora):


____________________________________________________________________

Siga as seguintes instruções em total silêncio:

1. Leia tudo antes de executar qualquer tarefa indicada;

2. Escreva seu nome na lacuna ao lado; ( _______________________ )

3. Escreva a data de hoje na parte superior da folha;

4. Na linha ao lado, cite o nome do nosso continente; _______________________

5. Desenhe 3 figuras geométricas (quadrado, círculo, triângulo) no verso da folha;

6. Ponha um "X" dentro de cada uma das figuras geométricas;

7. Desenhe a bandeira do Brasil no verso da folha;

8. Escreva uma palavra, que venha a sua cabeça, dentro da faixa da bandeira;

9. Levante a mão, sem falar, quando chegar neste ponto;

10. Faça um círculo em volta de todos os números pares deste teste;

11. Ao lado do "Trabalho Trimestral", escreva a capital do Brasil;

12. Complete a frase: A cidade do Rio sediou, em 2007, os Jogos ________________________;

13. Coloque o seu nome e o número de turmano verso da folha;

14. Date novamente no verso da folha;

15. Agora que você acabou de ler tudo, com bastante atenção, execute apenas a instrução de número 13.
_____________________________________________________________________________________

Depois de muitas gargalhadas, das decepções demonstradas por alguns e das explicações acerca dos objetivos quanto à aplicação desta dinâmica, cada aluno recebeu a mensagem selecionada para o primeiro Encontro, "A Arte de Ser Feliz " (de autoria desconhecida), a qual foi lida pela aluna Aline Freitas de Souza (Turma 1802).

Abri um espaço para os alunos tecerem comentários acerca da mesma e alguns alunos assim o fizeram (Jheneffer Elizabeth, Tatiana do Nascimento, Matheus Viana).

Neste primeiro Encontro, a música escolhida - "Intuição" - foi a que inspirou a escolha do novo título do Projeto (Canto o quê não silencia). Não houve tempo suficiente para trabalhá-la, tarefa esta a ser desenvolvida na próxima semana.

De posse da letra da música, cada aluno ouviu a música primeiro e, diante do adiantado da hora, cantamos juntos em seguida. Todos os alunos comentaram que não conheciam a múisca e nem o cantor, Oswaldo Montenegro.

Para melhor organização das postagens, tanto as mensagens quanto as letras de músicas serão publicadas separadamente.

Encerramos as atividades no horário estabelecido, tendo um grupo encaminhado para o Refeitório a fim de merendar, enquanto o outro foi embora.

A minha expectativa em relação ao grupo e ao projeto permaneceu inalterada, isto é, estou feliz com o grupo formado e espero que todos ou, pelo menos, a grande maioria não desista.

Grupo respondendo a Ficha de Dados Individuais

Imagens do meu acervo particular

Nenhum comentário: