Grupo de alunos, reunidos em círculo, no Auditório
Imagem do meu acervo particular
O Projeto Canto o quê não Silencia teve início, hoje, às 13 horas, no Auditório da Escola Municipal Dilermando Cruz. E, tal como foi no ano passado, a minha expectativa era grande, afinal foram 33 alunos inscritos.
Alguns, devido a grande distância entre a escola e a casa, acharam melhor permanecer na Unidade Escolar, após o término do Primeiro Turno. A minha preocupação era com o almoço, mas todos haviam merendado, no horário do recreio, muitos estavam com lanche extra e, depois, merendaram após o término do nosso Encontro, às 14:30 h.
Os alunos foram conduzidos até o Auditório, onde organizamos as carteiras em círculo. Após um período de tolerância de 10 minutos, o número de alunos presentes totalizavam 28 (vinte e oito) discentes. Duas alunas já haviam me avisado que não poderiam comparecer neste primeiro Encontro, pois tinham consulta médica marcada e quatro faltaram sem justificativa, pelo menos, até hoje.
No primeiro momento, falei sobre o projeto, como a sua idéia foi concebida e em quais circunstâncias (trabaho efetivo na Turma 505, como cito na postagem anterior). Todos, inclusive eu, nos apresentamos ao grupo, dizendo o nome, idade, turma e o quê mais gosta de fazer.
Neste tipo de atividade é comum observarmos aqueles que são mais extrovertidos e introvertidos no grupo. Predominou - entre o quê mais gosta de fazer - o uso do computador (conectado ou não à Internet).
Depois, foi entregue e preenchida por cada um, uma ficha de Dados Individuais:
______________________________________________________________________
CANTO O QUE NÃO SILENCIA - FICHA INDIVIDUAL (Nº. ____)
Nome: ________________________________________________ Turma: ______
Data de Nascimento: ____/____/_____ Telefone (s) para contato: _____________
Endereço eletrônico: ____________________________________________
Religião: _______________________
1. Você soube da existência deste projeto através:
( ) da professora Marli Vieira ( ) de colegas da escola
( ) de um(a) outro (a) professor (a) ( ) do cartaz
( ) Outros. Cite-0 __________________
2. Você sabe, realmente, quais são os objetivos do Projeto “Canto o que não Silencia”? Quais são eles?
3. O que você espera alcançar participando do referido projeto?
4. Quais os gêneros de música que você mais gosta?
5. Cite de acordo com a sua preferência nacional (um nome só):
. Cantor: _____________________________ . Cantora: ____________________
. Banda Nacional: ________________________ .
6. Você tem computador em casa? ( ) SIM ( ) NÃO
7. No caso de resposta negativa, na pergunta anterior, você tem facilidade em utilizar o PC:
( ) NÃO ( ) LAN HOUSE ( ) CURSO ( ) CASA DE TERCEIROS
8. Ele está conectado à Internet? ( ) SIM ( ) NÃO
9. Em caso positivo, a sua Internet é: ( ) DISCADA ( ) BANDA LARGA
10. Quantas vezes, por semana, você acessa a Internet? _________________
11. Você tem o hábito de cantar? ( ) SIM ( ) NÃO
11. Reflita e escreva, com suas palavras, o que o título do Projeto “Canto o que não Silencia” lhe sugere.
___________________________________________________
Assinatura do (a) Aluno (a)
____________________________________________________________________
Observei o grande interesse demonstrado, por alguns alunos, por bandas ou grupos estrangeiros, pois estes queriam citar na questão 5.
Após o recolhimento das Fichas Individuais, cada aluno recebeu uma folha com diversas instruções. Pedi silêncio e nada de comentários entre eles, pois a dinâmica exigia isso.
Esta dinâmica, em geral, aplico nos anos finais do Terceiro Ciclo, devido aos concursos para o Ensino Médio (Escolas Técnicas, Colégio Militar, Pedro II etc.), pois esta versa sobre a importância da atenção, da leitura prévia, da paciência... É claro que a original foi adaptada, um pouco, de acordo com a minha disciplina (Geografia).
E, como era de se esperar, a maioria não teve a atenção devida. Surpreendi-me por uma aluna do sexto ano (antiga quinta série) por ter - a mesma - realizado a leitura, tal como as instruções pediam.
A dinâmica foi a seguinte (corrigida algumas falhas, que expliquei na hora):
____________________________________________________________________
Siga as seguintes instruções em total silêncio:
1. Leia tudo antes de executar qualquer tarefa indicada;
2. Escreva seu nome na lacuna ao lado; ( _______________________ )
3. Escreva a data de hoje na parte superior da folha;
4. Na linha ao lado, cite o nome do nosso continente; _______________________
5. Desenhe 3 figuras geométricas (quadrado, círculo, triângulo) no verso da folha;
6. Ponha um "X" dentro de cada uma das figuras geométricas;
7. Desenhe a bandeira do Brasil no verso da folha;
8. Escreva uma palavra, que venha a sua cabeça, dentro da faixa da bandeira;
9. Levante a mão, sem falar, quando chegar neste ponto;
10. Faça um círculo em volta de todos os números pares deste teste;
11. Ao lado do "Trabalho Trimestral", escreva a capital do Brasil;
12. Complete a frase: A cidade do Rio sediou, em 2007, os Jogos ________________________;
13. Coloque o seu nome e o número de turmano verso da folha;
14. Date novamente no verso da folha;
15. Agora que você acabou de ler tudo, com bastante atenção, execute apenas a instrução de número 13.
_____________________________________________________________________________________
Depois de muitas gargalhadas, das decepções demonstradas por alguns e das explicações acerca dos objetivos quanto à aplicação desta dinâmica, cada aluno recebeu a mensagem selecionada para o primeiro Encontro, "A Arte de Ser Feliz " (de autoria desconhecida), a qual foi lida pela aluna Aline Freitas de Souza (Turma 1802).
Abri um espaço para os alunos tecerem comentários acerca da mesma e alguns alunos assim o fizeram (Jheneffer Elizabeth, Tatiana do Nascimento, Matheus Viana).
Neste primeiro Encontro, a música escolhida - "Intuição" - foi a que inspirou a escolha do novo título do Projeto (Canto o quê não silencia). Não houve tempo suficiente para trabalhá-la, tarefa esta a ser desenvolvida na próxima semana.
De posse da letra da música, cada aluno ouviu a música primeiro e, diante do adiantado da hora, cantamos juntos em seguida. Todos os alunos comentaram que não conheciam a múisca e nem o cantor, Oswaldo Montenegro.
Para melhor organização das postagens, tanto as mensagens quanto as letras de músicas serão publicadas separadamente.
Encerramos as atividades no horário estabelecido, tendo um grupo encaminhado para o Refeitório a fim de merendar, enquanto o outro foi embora.
A minha expectativa em relação ao grupo e ao projeto permaneceu inalterada, isto é, estou feliz com o grupo formado e espero que todos ou, pelo menos, a grande maioria não desista.
Grupo respondendo a Ficha de Dados Individuais
Imagens do meu acervo particular
Nenhum comentário:
Postar um comentário