domingo, 28 de setembro de 2008

Bandas Inglesas


Em razão de alguns alunos, principalmente, do ano final do II Ciclo não conhecerem os Beatles, eu resolvi postar imagens de ambas, as bandas inglesas de Rock, referenciadas na letra da música "Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones".


Rolling Stones

Imagens capturadas na Internet


The Beatles


Imagens capturadas na Internet

O nome da banda - The Beatles - significa Os Besouros. Ela foi criada, em 1956, na cidade de Liverpool, na Inglaterra.

Os Beatles surgiram e revolucionaram toda uma geração. Seus 4 músicos: John Lennon , Paul Mc Cartney, George Harrison e Ringo Star fizeram a história, a fama e viraram mania.

Ticket to Ride







Yesterday






Help



sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Rosa de Hiroshima: Leitura Imagética












Imagens capturadas na Internet

Música No 02

Imagem capturada na Internet





ROSA DE HIROSHIMA
Secos & Molhados
Composição: Vinícius de Moraes
Música: Gerson Conrad



Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas, oh, não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A anti-rosa atômica

Sem cor sem perfume

Sem rosa, sem nada.




Temas correlatos: II Guerra Mundial; bomba atômica; cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki.





quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Mensagem: Pense nisso...

Imagem capturada na Internet




PENSE NISSO...

Hoje existem cidades cada vez mais modernas e estradas mais largas,
porém temos temperamentos pequenos e opiniões estreitas.
Gastamos mais, porém desfrutamos menos.
Temos mais remédios, porém menos saúde.
Aumentamos nossos bens materiais, porém diminuímos nossos valores humanos.
Falamos muito e amamos pouco e... Odiamos demais.
Gritamos e xingamos por um gol perdido pelos jogadores do nosso time,
porém não conseguimos falar palavras carinhosas com os nossos próprios familiares.
Temos maiores oportunidades, porém as perdemos pela preguiça ou comodismo.
Temos mais liberdade, hoje, porém a violência urbana nos impede de assim sermos.
Reclamamos da vida que levamos, porém não fazemos nada para modificá-la.
Temos casas lindas, porém lares desfeitos.

Por tudo isso, proponho que de hoje e para sempre...

Não deixe nada para uma “ocasião especial”,
porque cada dia que você viver será uma ocasião especial.

Procure Deus em sua existência; no choro de uma criança; no barulho de um grande congestionamento; nas tempestades tropicais; nos movimentos das ondas do mar;
no entardecer de um dia de outono; no canto dos pássaros; no silêncio de uma oração...

Passe mais tempo com a família e com seus amigos; amigos de verdade.
Converse e expresse o seu sentimento perante a eles.
Lembre-se, a vida é uma sucessão de momentos para serem desfrutados,
não apenas para o sobreviver.
Cada dia, cada hora, cada minuto e cada segundo de sua vida são especiais...
e você não sabe se será o último.
Não perca tempo. Aproveite para aprender cada vez mais;
faça amizades; pratique a caridade;
conheça e divulgue a fé em Deus e ame intensamente a sua vida,
pois amanhã pode ser tarde demais.
Viva seus dias, todos os momentos de sua vida como se fossem únicos,
porque na verdade eles são.






(texto adaptado)

Segundo Encontro


Hoje, dia 11 de setembro, tivemos o nosso segundo Encontro. Apesar de termos três alunas, pela primeira vez no grupo -Luana Nascimento e Maria Renata, ambas da Turma 1603 e, Aline Freitas, da Turma 1703, outros três não compareceram. Somente a aluna Viviane da Mota (Turma 1703) é que eu sabia do motivo, pois a mesma saiu cedo da escola por estar passando mal.

A aluna Camila Pontes, da Turma 1701, não pode participar, embora o quisesse, porque esqueceu de entregar a Autorização do Responsável. Permiti que ela viesse a participar à partir do próximo Encontro, mesmo tendo duas faltas consecutivas, mas preferi não arriscar.

enquanto aguardávamos os 10 minutos de tolerância, avisei a todos sobre as postagens e participação no Blog, bem como a abertura da Comunidade "Canto o quê não Silencia" no Orkut, onde já temos tópicos no Fórum e enquetes.

Como hoje tivemos o início, propriamente dito, das atividades, começamos com exercícios de respiração e de relaxamento. Alguns alunos demonstraram dificuldades tanto no momento da inspiração, quando temos que observar o movimento para cima e para fora das costelas quanto no da expiração, quando as mesmas movimentam para baixo e para dentro. Inclusive, alguns alunos tossiram durante a realização do exercício.

Após os exercícios físicos, de relaxamento, cada aluno recebeu a mensagem do dia e, desta vez, antes de eu perguntar se haveria alguém que quisesse ler, as alunas Jheneffer Elizabeth e Vitória Moraes (ambas da Turma 1701) pediram para ler. Cada uma leu um trecho.

A discussão acerca do mesmo foi extensa e tivemos a participação de muitos alunos. Alguns, inclusive, se reportaram com situações particulares, no âmbito da família (relação com os pais). Gostei muito da participação estar aumentando, pois demonstra uma maior coesão do grupo, capaz de amenizar o grau da timidez de se falar em público.

A própria aluna Taiane Marcela, da Turma 1801, que também participou dos debates, disse-me que perdeu um da "vergonha" ao proferir e analisar as frases do texto, as quais achou mais importante.

A participação e intervenção foi tão extensa que tive que encerrar para dar continuidade as atividades, pois poderia comprometer o cumprimento do horário. Sendo assim, logo em seguida, entreguei a letra da música do dia: Rosa de Hiroxima. Poesia escrita por Vinícius de Moraes, transformada em música por Gerson Conrad, cantada pelo Grupo Secos & Molhados, em 1973.

Eu li a letra, antes de colocá-la para ouvir e perguntei se alguém a conhecia. Ninguém. Era de se esperar, uma vez que a mesma é bastante antiga.

Liguei o som e ouvimos a música, acompanhando apenas a letra, sem cantar. Depois cantamos duas vezes e iniciei as investidas sobre a mensagem que a mesma trazia.

Desde o momento que li a poesia, antes de colocar a música a tocar, o aluno Matheus Vianna, da Turma 1601, se manifestou, querendo falar. Eu solicitei que aguardasse. No entanto, no momento de discutirmos sobre a mensagem que esta trazia embutia, dei a voz a ele.

Ele mencionou sobre a bomba atômica na cidade de Hiroxima, no Japão, na II Guerra Mundial. Fiquei surpresa pela sua participação, sendo ele um aluno do sexto ano do Ciclo de Formação. mas, este explicou que o seu conhecimento acerca disso é devido ao fato de seu avô ter participado da II GG.

Explanei sobre o fato histórico em si (o lançamento da bomba atômica nas cidades de Hiroxima e Nagashagi e seus efeitos sobre a população japonesa, bem como o contexto do embate entre os EUA e Japão) e, devido o adiantado da hora (perdemos muito tempo na análise da mensagem), distribui as folhas da Atividade de Análise Interpretativa.






Enquanto os alunos respondiam, eu e mais quatro alunos fomos pegar os cadernos com a coordenadora, Profa Márcia Ruggi, os quais foram distribuídos aos alunos.

Somente as questões objetivas foram corrigidas, pois as demais deveriam ser respondidas no caderno (questões subjetivas).

O tempo havia já terminado e eu pedi que formassem grupos de quatro, pois a oficina deste Encontro será a confecção de um cartaz sobre a Bomba de Hiroxima no Japão.

Enquanto, eu conversava com alguns alunos e arrumava o material, a aluna Andreza Aves (Turma 1802) anotava os nomes dos grupos. A tarefa tem que ser entregue semana que vem, no próximo Encontro.



Muitos alunos vieram me dizer que adoraram o Encontro de hoje. Legal! Estamos bem no início e espero que eles possam aproveitar e aprender muito, assim como eu também.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Comunidade no Orkut


Queridos alunos, já estamos com uma Comunidade no Orkut.
A Comunidade tem o mesmo nome do Projeto e, lá, poderemos participar dos Fóruns e das enquetes.
Não esqueçam que a participação de todos é muito importante e, também, a interação entre o grupo.
Eu só poderei saber da participação do (a) aluno (a) na enquete se este (a) fizer um comentário.
Participem! Já tem duas atividades para serem respondidas no Fórum e uma enquete.
Vamos lá! É só acessar a minha página ou se associar diretamente na Comunidade. Para isso, basta clicar AQUI!
Estarei aguardando a participação de todos. Beijos!
FICHA TÉCNICA E PESSOAL (Nº 01)


. TÍTULO DA MÚSICA: Intuição

. COMPOSITOR (S):

. INTÉRPRETE (S): Oswaldo Montenegro

. GÊNERO MUSICAL: MPB/blues

. ANO DE GRAVAÇÃO:

. CONTEXTO/CONTEÚDO:


. DATA DE NASCIMENTO:

. NATURAL DE:









CURIOSIDADES

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Sites de Músicas

Imagem capturada na Internet


As propostas de atividades, a serem desenvolvidas no Auditório, serão sempre: exercício de respiração; relaxamento; leitura de mensagem; leitura e audição da letra da música; acompanhamento e canto da música; atividades dirigidas (análise interpretativa, cartazes, desenhos, paródias etc).

No Laboratório de Informática, além da criação do Blog e as postagens referentes ao projeto e suas respectivas atividades, neste, teremos também pesquisas na Internet acerca dos gêneros musicais, biografias dos cantores e/ou compositore, entre outros.

Com relação à Biografia dos cantores, os alunos terão uma Ficha modelo para preencher. E para tal, devo destacar o site Vagalume, que além de apresentar letras de música, oferece clipes, imagens e biografias dos cantores.

Aproveitem e acessem o referido site, AQUI.
Espero que todos gostem. Façam cadastro no Site e participem efetivamente do Projeto.

Outro site bastante legal e de cadastro gratuito é o Web Letras. Este oferece os mesmos serviços.


Música No 01


Imagem capturada na Internet




INTUIÇÃO
Oswaldo Montenegro
Composição: Ulysses Guimarães



Canta uma canção bonita

Falando da vida em Ré Maior

Canta uma canção daquela

De filosofia

E mundo bem melhor...


Canta uma canção que agüente

Essa paulada e a gente

Bate o pé no chão

Canta uma canção daquela

Pula da janela

Bate o pé no chão...


Sem o compromisso estreito

De falar perfeito

Coerente ou não

Sem o verso estilizado

O verso emocionado

Bate o pé no chão...

Canta uma canção bonita

Falando da vida em Ré Maior

Canta uma canção daquela

De filosofia

E mundo bem melhor...


Canta uma canção que agüente

Essa paulada e a gente

Bate o pé no chão

Canta uma canção daquela

Pula da janela

Bate o pé no chão...



Sem o compromisso estreito

De falar perfeito

Coerente ou não

Sem o verso estilizado

O verso emocionado

Bate o pé no chão...



Canta o que não silencia

É onde principia a intuição

E nasce uma canção rimada

Da voz arrancada

Ao nosso coração...

Como, sem licença o sol

Rompe a barra da noite

Sem pedir perdão

Hoje quem não cantaria

Grita a poesia

E bate o pé no chão...






Mensagem No 01

Imagem capturada na Internet




A ARTE DE SER FELIZ

Acorde todas as manhãs com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade para ser feliz.


Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará.


Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!


Enumere as boas coisas que tem na vida.


Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente


com muita força, coragem e confiança!


Trace objetivos para cada dia.


Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez.


Seja paciente.


Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina,


pois é o seu trabalho que o mantém alerta,


em constante desenvolvimento pessoal e profissional,


além disso o ajuda a manter a dignidade.


Acredite, seu valor está em você mesmo.


Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente.


Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias ...


Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você.


A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar.


Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace.


A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros


sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos.


O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida,


ter o desejo de mostrar o que tem de melhor,


é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais.


Não só cria um espaço feliz para o que estão ao seu redor,


como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.


O tempo para ser feliz é agora.


O lugar para ser feliz é aqui!





quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Primeiro Encontro


Grupo de alunos, reunidos em círculo, no Auditório
Imagem do meu acervo particular



O Projeto Canto o quê não Silencia teve início, hoje, às 13 horas, no Auditório da Escola Municipal Dilermando Cruz. E, tal como foi no ano passado, a minha expectativa era grande, afinal foram 33 alunos inscritos.

Alguns, devido a grande distância entre a escola e a casa, acharam melhor permanecer na Unidade Escolar, após o término do Primeiro Turno. A minha preocupação era com o almoço, mas todos haviam merendado, no horário do recreio, muitos estavam com lanche extra e, depois, merendaram após o término do nosso Encontro, às 14:30 h.

Os alunos foram conduzidos até o Auditório, onde organizamos as carteiras em círculo. Após um período de tolerância de 10 minutos, o número de alunos presentes totalizavam 28 (vinte e oito) discentes. Duas alunas já haviam me avisado que não poderiam comparecer neste primeiro Encontro, pois tinham consulta médica marcada e quatro faltaram sem justificativa, pelo menos, até hoje.

No primeiro momento, falei sobre o projeto, como a sua idéia foi concebida e em quais circunstâncias (trabaho efetivo na Turma 505, como cito na postagem anterior). Todos, inclusive eu, nos apresentamos ao grupo, dizendo o nome, idade, turma e o quê mais gosta de fazer.

Neste tipo de atividade é comum observarmos aqueles que são mais extrovertidos e introvertidos no grupo. Predominou - entre o quê mais gosta de fazer - o uso do computador (conectado ou não à Internet).

Depois, foi entregue e preenchida por cada um, uma ficha de Dados Individuais:

______________________________________________________________________

CANTO O QUE NÃO SILENCIA - FICHA INDIVIDUAL (Nº. ____)


Nome: ________________________________________________ Turma: ______
Data de Nascimento: ____/____/_____ Telefone (s) para contato: _____________
Endereço eletrônico: ____________________________________________
Religião: _______________________

1. Você soube da existência deste projeto através:

( ) da professora Marli Vieira ( ) de colegas da escola

( ) de um(a) outro (a) professor (a) ( ) do cartaz

( ) Outros. Cite-0 __________________


2. Você sabe, realmente, quais são os objetivos do Projeto “Canto o que não Silencia”? Quais são eles?


3. O que você espera alcançar participando do referido projeto?


4. Quais os gêneros de música que você mais gosta?


5. Cite de acordo com a sua preferência nacional (um nome só):

. Cantor: _____________________________ . Cantora: ____________________

. Banda Nacional: ________________________ .

6. Você tem computador em casa? ( ) SIM ( ) NÃO


7. No caso de resposta negativa, na pergunta anterior, você tem facilidade em utilizar o PC:

( ) NÃO ( ) LAN HOUSE ( ) CURSO ( ) CASA DE TERCEIROS


8. Ele está conectado à Internet? ( ) SIM ( ) NÃO


9. Em caso positivo, a sua Internet é: ( ) DISCADA ( ) BANDA LARGA


10. Quantas vezes, por semana, você acessa a Internet? _________________


11. Você tem o hábito de cantar? ( ) SIM ( ) NÃO


11. Reflita e escreva, com suas palavras, o que o título do Projeto “Canto o que não Silencia” lhe sugere.




___________________________________________________

Assinatura do (a) Aluno (a)

____________________________________________________________________
Observei o grande interesse demonstrado, por alguns alunos, por bandas ou grupos estrangeiros, pois estes queriam citar na questão 5.

Após o recolhimento das Fichas Individuais, cada aluno recebeu uma folha com diversas instruções. Pedi silêncio e nada de comentários entre eles, pois a dinâmica exigia isso.

Esta dinâmica, em geral, aplico nos anos finais do Terceiro Ciclo, devido aos concursos para o Ensino Médio (Escolas Técnicas, Colégio Militar, Pedro II etc.), pois esta versa sobre a importância da atenção, da leitura prévia, da paciência... É claro que a original foi adaptada, um pouco, de acordo com a minha disciplina (Geografia).

E, como era de se esperar, a maioria não teve a atenção devida. Surpreendi-me por uma aluna do sexto ano (antiga quinta série) por ter - a mesma - realizado a leitura, tal como as instruções pediam.

A dinâmica foi a seguinte (corrigida algumas falhas, que expliquei na hora):


____________________________________________________________________

Siga as seguintes instruções em total silêncio:

1. Leia tudo antes de executar qualquer tarefa indicada;

2. Escreva seu nome na lacuna ao lado; ( _______________________ )

3. Escreva a data de hoje na parte superior da folha;

4. Na linha ao lado, cite o nome do nosso continente; _______________________

5. Desenhe 3 figuras geométricas (quadrado, círculo, triângulo) no verso da folha;

6. Ponha um "X" dentro de cada uma das figuras geométricas;

7. Desenhe a bandeira do Brasil no verso da folha;

8. Escreva uma palavra, que venha a sua cabeça, dentro da faixa da bandeira;

9. Levante a mão, sem falar, quando chegar neste ponto;

10. Faça um círculo em volta de todos os números pares deste teste;

11. Ao lado do "Trabalho Trimestral", escreva a capital do Brasil;

12. Complete a frase: A cidade do Rio sediou, em 2007, os Jogos ________________________;

13. Coloque o seu nome e o número de turmano verso da folha;

14. Date novamente no verso da folha;

15. Agora que você acabou de ler tudo, com bastante atenção, execute apenas a instrução de número 13.
_____________________________________________________________________________________

Depois de muitas gargalhadas, das decepções demonstradas por alguns e das explicações acerca dos objetivos quanto à aplicação desta dinâmica, cada aluno recebeu a mensagem selecionada para o primeiro Encontro, "A Arte de Ser Feliz " (de autoria desconhecida), a qual foi lida pela aluna Aline Freitas de Souza (Turma 1802).

Abri um espaço para os alunos tecerem comentários acerca da mesma e alguns alunos assim o fizeram (Jheneffer Elizabeth, Tatiana do Nascimento, Matheus Viana).

Neste primeiro Encontro, a música escolhida - "Intuição" - foi a que inspirou a escolha do novo título do Projeto (Canto o quê não silencia). Não houve tempo suficiente para trabalhá-la, tarefa esta a ser desenvolvida na próxima semana.

De posse da letra da música, cada aluno ouviu a música primeiro e, diante do adiantado da hora, cantamos juntos em seguida. Todos os alunos comentaram que não conheciam a múisca e nem o cantor, Oswaldo Montenegro.

Para melhor organização das postagens, tanto as mensagens quanto as letras de músicas serão publicadas separadamente.

Encerramos as atividades no horário estabelecido, tendo um grupo encaminhado para o Refeitório a fim de merendar, enquanto o outro foi embora.

A minha expectativa em relação ao grupo e ao projeto permaneceu inalterada, isto é, estou feliz com o grupo formado e espero que todos ou, pelo menos, a grande maioria não desista.

Grupo respondendo a Ficha de Dados Individuais

Imagens do meu acervo particular

Apresentação do Projeto



INTRODUÇÃO


Este projeto não é recente, na verdade, ele surgiu há cerca de quatro anos como uma proposta de trabalho dirigido, extracurricular, na tentativa de reverter o quadro de uma determinada turma da antiga 5ª série, Turma 505, em razão do baixo rendimento escolar, da participação deficiente dos alunos durante as aulas, do comportamento indisciplinar dos mesmos, das relações interpessoais difíceis e conflitantes (aluno x aluno; aluno x professor), da baixa auto-estima generalizada, entre outros aspectos verificados entre os discentes da referida turma.


Tais comportamentos, indiscutivelmente, influenciaram e influenciam, de forma negativa, não só o aluno em si, mas todo o corpo discente envolvido, comprometendo o processo de ensino-aprendizagem.

Contudo, por questões inerentes ao cumprimento da grade curricular, o projeto foi suspenso, mas indubitavelmente os resultados obtidos – em curto prazo – já indicavam pequenas mudanças nos diversos aspectos inter-relacionados.


Sendo assim e, tomando por base não só o fato de a música ser uma ferramenta auxiliar muito empregada nas práticas docentes para efeito de análise e discussão de temas conexos ou não à grade curricular, mas também como um elemento integrador e socializador de grande efeito, a proposta deste projeto não se colocará somente ao alcance dos alunos de uma turma específica, porém basear-se-á em um trabalho mais abrangente e independente, visando alcançar a todos aqueles que se interessam e/ou gostam de música.Indiscutivelmente, a música é capaz de transformar a escola em um espaço mais agradável e alegre, não só para os alunos como para os docentes e outros profissionais.

Sendo assim, é bastante perceptível que o emprego de música nas práticas docentes vem sendo desenvolvido sob diferentes finalidades e objetivos, podendo estar voltada estritamente para fins de recreação ou de sensibilização, para trabalhar datas festivas (Páscoa, Dia das Mães, Natal etc.) ou temas pertinentes às questões políticas, sociais e ambientais.

Há também quem utiliza a música para atividades voltadas para composição de paródias ou para gravar fórmulas matemáticas, de química ou conteúdos de outras disciplinas.

Mas, de uma maneira geral, nos anos iniciais do 1º e 2º Ciclo de Formação se observa mais o emprego da música para fins de recreação, sensibilização e voltada para trabalhar datas festivas.

No 3º Ciclo, no entanto, é comum a música ser introduzida como atividade dirigida, principalmente nas disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia, para trabalhar letras cujo enfoque seja de caráter político, social e ambiental, exigindo a análise e interpretação mais profunda e crítica do seu contexto.

Nas aulas de Línguas Estrangeiras, a música também é utilizada como ferramenta na proposta pedagógica, oferecendo a letra e a tradução.

Além destes aspectos ligados ao uso da música no processo educativo, devemos enfatizar a importância desta como um elemento de grande poder de socialização e integração do aluno, capaz de proporcionar, também, o desenvolvimento da criatividade, da concentração, como outros aspectos relacionados.

Este projeto teve início no ano passado, sob o título de “Cantando para Não Dançar”. Este ano, espero conseguir os mesmos resultados positivos, obtidos em 2007, e, quem sabe, ir além destes...

Em nossa escola, E.M. Dilermando Cruz, é comum a prática da Música no Recreio, atividade inerente a muitos projetos desenvolvidos em outras Unidades Escolares, porém esta não se encontra fundamentada em um projeto específico.

A experiência que temos veio a atender, exclusivamente, uma reivindicação dos alunos, imprimindo ao recreio um momento mais agradável e de maior descontração.

Quanto aos objetivos principais desta proposta de projeto devo ressaltar, no entanto, que os mesmos não se baseiam na introdução de uma Educação Musical no sentido trabalhar com partituras, estudar acerca dos instrumentos, de aprender a tocá-los ou de confeccionar alguns modelos, entre outros aspectos ligados à disciplina em si.

O objetivo principal é aplicar a mesma metodologia que já vem sendo usada, em sala de aula, com o emprego da música para refletir temas pertinentes à grade curricular ou não, para fins de análise, reflexão e discussão, bem como no sentido de sensibilização.

Algumas noções de respiração serão dadas em virtude da importância desta não só para o uso da música como para a saúde, em geral.Inicialmente, o projeto estará voltado para atender os alunos do 2º Segmento do Ensino Fundamental, ou seja, para os alunos do 6º ao 9º ano do Ciclo.

No entanto, esta proposta de projeto não se encerra nestas práticas, uma vez que o mesma manter-se-á aberta a possibilidades de integração de outros professores e/ou pessoas da comunidade, profissionais ou não, que possam oferecer subsídios à expansão do mesmo, enriquecendo-o e/ou diversificando-o, no sentido de aperfeiçoar e aprimorar o conhecimento e a atuação dos alunos participantes.

Enriquecimento ou diversificação que podem se apresentar sob a forma de aprimoramento técnico-vocal; no conhecimento e leitura de partituras; na pesquisa e estudo de diferentes instrumentos; no desenvolvimento da habilidade de tocar ou confeccionar instrumentos musicais simples, na formação de coral, entre outros.

Assim como, também, em termos de ampliação do grupo com o envolvimento de alunos de faixas etárias menores.Futuramente, uma das metas do projeto, quer seja de forma integrada quer seja sob a forma de subprojeto, é agregar a expressão corporal através da dança, estabelecendo a relação entre a música e o movimento, ou seja, entre a música e a coreografia.


OBJETIVOS GERAIS

- Promover e difundir a importância da música como ferramenta no processo educativo;

- Desenvolver uma prática extracurricular, sob a modalidade textual, à partir da contextualização da música com a sua significância real;

- Estimular o raciocínio e a análise crítica do aluno acerca dos problemas sócio-econômicos, políticos e ambientais explícitos e/ou implícitos na letra da música;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Fortalecer o trabalho coletivo, que possibilite uma maior interação entre eles e o sentimento de equipe;

- Promover a criação de uma mentalidade embasada em valores morais, éticos, políticos, afetivos, religiosos, entre outros, através de mecanismos formais e não-formais de educação com a inserção da música;

- Promover o exercício constante da sensibilização do aluno, por intermédio da música, capaz de subsidiar mudanças positivas em suas atitudes comportamentais perante a si mesmo e a coletividade;

- Promover a conscientização da importância do respeito e da cooperação como forma de cidadania;

- Oportunizar aperfeiçoamento e o desenvolvimento das potencialidades do aluno na prática e domínio da expressão musical;

- Proporcionar uma prática extracurricular que estimule a experiência e o acesso a diferentes ritmos musicais;

- Promover o uso de diferentes TICs (Tecnologias de Informação e de Comunicação) e, em especial, o computador, a Internet e o Blog como instrumentos de estudo, de pesquisa e de interação;

- Oportunizar, a todos os alunos, a criação de um Blog como ferramenta para os registros das atividades, reflexões e pesquisa individuais;

- Estimular e incentivar a criatividade e a habilidade artística do aluno através de trabalhos práticos, expositivos;

- Promover a ampliação do vocabulário.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Como a presente proposta de projeto tem como base o emprego de música como ferramenta na Educação, os procedimentos metodológicos a serem adotados perpassarão tanto no nível de audição, canto e contextualização da letra da música como também no nível de confecção de material para exposição, pesquisa na Internet e criação de um Blog.

Sendo assim, no Auditório da escola serão desenvolvidas as seguintes atividades dirigidas:

- Exercício de respiração;

- Leitura e comentários reflexivos acerca da mensagem de abertura;

- Audição e canto de músicas pré-selecionadas;

- Análise e reflexão crítica da letra das músicas pré-selecionadas;

- Discussões em grupo, contextualizando a letra da música de acordo com a sua significância real e a análise dos alunos (discussão mediada pelo professor);

- Confecção de material expositivo acerca da música trabalhada;

- Realização de atividades dirigidas, interpretativas, acerca da letra da música;


No Laboratório de Informática deverão ser desenvolvidas:

- Pesquisa na Internet acerca do gênero da música, a biografia do cantor e/ou compositor etc;

- Pesquisa e estudo de textos correlatos ao tema abordado;

- Criação de Blog (individual) como ferramenta para os registros das atividades e pesquisa.


PROJETO: CANTO O QUE NÃO SILENCIA



. RESUMO: Atividade extracurricular através do emprego de música (musicalização) e sua interpretação, contextualizando-a com os aspectos sócio-econômicos, políticos e ambientais da sociedade moderna.


. OBJETIVO PRINCIPAL: Desenvolver uma prática extracurricular através da musicalização e contextualização da mesma acerca dos problemas sócio-econômicos, políticos e ambientais expressos de forma direta e/ou indireta na música;


. ALUNOS ENVOLVIDOS: alunos do 3º Ciclo e do último ano do 2º Ciclo (com previsão de ampliar para os anos iniciais);


. PROFESSORA-RESPONSÁVEL: Profª Marli Vieira de Oliveira - Prof. I – Geografia – Matrícula nº 200 632-8;


. RECURSOS HUMANOS: Aberto aos Professores de Educação Musical, Língua Portuguesa ou de qualquer área de conhecimentos; membros da comunidade interna e/ou externa;


. TICs A SEREM UTILIZADAS: Aparelho de som com CD; Aparelho de TV, aparelho de DVD, Computador, Internet, máquina fotográfica e filmadora;


. MATERIAL DE CONSUMO: cd, disquetes, cadernos, folhas de papel ofício ou A4, lápis preto, caneta preta ou azul, xérox das letras das músicas e das atividades a serem trabalhados, lápis de cor, caneta hidrocor, crachás e fitas para filmagens;


. DIAS DE EXECUÇÃO DO PROJETO:

. Auditório: Semanalmente, às quinta-feiras, a começar no dia 04 de setembro de 2008, no horário das 13:00 às 14:30h;

. Laboratório de Informática: Quinzenalmente, a contar a partir do dia 09 de setembro;


. AVALIAÇÃO: A avaliação dos alunos terá por base à participação dos alunos durante o desenvolvimento das atividades e sua interação com o grupo, além da análise de sua auto-avaliação e a criação de um clipe em PPS e/ou Movie Maker, a serem realizados no final do ano.


OBSERVAÇÃO: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e os materiais de consumo, bem como a disponibilização de um espaço fixo, uma vez por semana, com carga horária de 150 minutos/aula, são de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades propostas, sem os quais não será possível atingir os objetivos e as metas almejados.